Novembro Azul: Coren-AL adere a mobilização mundial no combate ao câncer de próstata

A estimativa de cura para pacientes com câncer de próstata pode chegar a até 98%.

Novembro é o mês de uma importante mobilização nacional dedicada à saúde masculina, similar à campanha das mulheres em outubro. Durante este período, o Ministério da Saúde, em parceria com a campanha global, realiza campanhas voltadas à prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Reconhecendo a relevância do assunto, o Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL) une-se a esta iniciativa em prol da saúde da população alagoana.

Para entender melhor o impacto desta doença, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se que em 2025 são esperados  71.730 novos casos de câncer de próstata no Brasil. O objetivo da campanha mundial visa reforçar a urgência da conscientização e dos exames preventivos – quando diagnosticado com antecedência, há maior chances de cura.

Assim, o Novembro Azul busca incentivar os homens a buscarem orientações médicas e a fazerem exames de rotina, como o toque retal e o PSA. A campanha também visa quebrar o preconceito de que cuidar da saúde é uma atitude feminina, há muitas doenças evitáveis que podem ser combatidas através de exames preventivos e consulta com especialistas no caso dos homens os urologistas.  

Os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem desempenham um papel fundamental no combate ao câncer de próstata. Estes profissionais atuam no acolhimento humanizado dos pacientes. Além disso, são essenciais em campanhas de rastreamento comunitário e oferecem suporte inestimável no acompanhamento do tratamento, manejo de efeitos colaterais, apoio psicológico e monitoramento contínuo para garantir a qualidade de vida e o sucesso do tratamento.

É neste cenário que a visão empreendedora na enfermagem se manifesta, com uma grande capacidade em inovar em estratégias de conscientização e cuidado, otimizando recursos e ampliando o acesso à informação e aos serviços de saúde.

O Conselho Alagoano reafirma e consolida sua missão de valorizar a enfermagem, fortalecendo a categoria como protagonista indispensável na construção de um sistema de saúde mais robusto, eficiente e focado no bem-estar social. A atuação proativa desses profissionais é um investimento direto na saúde pública e na qualidade de vida dos cidadãos.

Fontes: Ministério da Saúde, Biblioteca de Saúde, Organização Mundial de Saúde.