Cofen recebe nova coordenadora de Saúde da Mulher do Ministério Saúde

Enfermeira Mônica Iassanã, com ampla trajetória na redução da mortalidade materna, assume a pasta

A presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Betânia Santos, recebeu hoje (22/3) a enfermeira obstétrica Mônica Iassanã, nomeada coordenadora de Saúde da Mulher pela Ministra da Saúde, Nisia Trindade. Com ampla trajetória na gestão e na assistência, a enfermeira obstétrica foi responsável pela implementação da Rede Cegonha no DF, consultora nacional em saúde da mulher e saúde sexual e reprodutiva da Organização Panamericana de Saúde no Brasil (OPAS/OMS) e Consultora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para estrategias de redução de mortalidade materna.

“É uma honra receber essa visita e ter uma enfermeira obstétrica com a sua trajetória na coordenação de Saúde da Mulher. Sabemos do desafio que é ocupar espaços. Conte conosco. O apoio recebido diz muito sobre você, sua capacidade e sua história”, parabenizou a presidente do Cofen. Em amplo consenso, a nomeação de Mônica Iassanã foi saudada por entidades profissionais, universidades e secretarias estaduais e municipais de saude, em um movimento técnico.

A coordenação está vinculada ao novo Departamento de Gestão Integral do Cuidado, da Secretaria de Atenção Primária em Saude. Para Mônica Iassanã, a mudança dlna visão de “área programática” para um desenho de gestão integral do cuidado sinaliza uma compreensão ampliada da assistência. A enfermeira destacou a importância do trabalho multidisciplinar e do olhar integral às necessidades das pessoas.

A coordenadora da Comissão Nacional de Saúde da Mulher (CNSM/Cofen), Dannyelly Costa apresentou ações desenvolvidas pelo Cofen para ampliação dos direitos sexuais e reprodutivos e a atenção integral à mulher. A reunião contou, ainda, com participação da enfermeira Danielle Besser, colaboradora técnica científica do Cofen. “Espero que seja o primeiro de muitos encontros. Nossa intenção é desenvolver e ampliar o trabalho institucional compartilhado”, finalizou Dannyelly.

ASCOM COFEN