Uma parceria entre o Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL) e as prefeituras de Arapiraca e Penedo vai render bons frutos para a saúde pública dos municípios. Em agosto, alguns profissionais de enfermagem do Sistema Único de Saúde de Arapiraca serão capacitados pelo Coren-AL para inserção do DIU, o dispositivo intra-uterino.
Segundo Renné Costa, presidente do Coren-AL, o objetivo é proporcionar na Atenção Básica enfermeiros aptos na inserção de DIU. “Através dessa parceria, nós vamos fortalecer os cuidados de enfermagem em ginecologia no Estado. O profissional será capaz de identificar vulvovaginites, coletar papanicolau e fazer a inserção de DIU. A intenção é ampliar o acesso de mulheres a esse tipo de serviço.”, destacou.
Ao lado do conselheiro Diego Albuquerque, que também é o coordenador doa Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Arapiraca, Renné Costa esteve essa semana com o secretário municipal de Saúde de Arapiraca, Glifson Magalhães; a coordenadora programa Saúde da Mulher, Maria Luiza; e a coordenadora da Atenção Básica no município, Laura Rios, para discutir detalhes das etapas do curso, as contrapartidas da prefeitura e explicar como será o acompanhamento na rede de saúde do município.
Benefícios sociais
Após capacitado e cumprindo o disposto na Resolução Cofen nº 358/2009, o enfermeiro está apto a realizar consulta clínica, prescrever e inserir o DIU. O que possibilita uma política de planejamento familiar e saúde com acesso mais rápido a população, que não precisa mais depender apenas do profissional médico para esse tipo de procedimento.