Coren-AL promove ciclo de palestras em cidades do interior do estado para capacitação de profissionais da área

O ciclo de palestras em seis cidades do interior do Estado do projeto Coren Capacita, promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL), foi um sucesso de participação. Com mais de 460 profissionais de enfermagem capacitados.

O objetivo do projeto é trazer atualizações para os profissionais de enfermagem e abordar temas como Código de Ética, Suporte Básico e Avançado de Vida em Parada Cardiorrespiratória (PCR). O conselheiro Esvaldo Silva coordenou as palestras sobre Código de Ética, enquanto o professor Wbiratan Souza falou sobre PCR em alguns dias.

O ciclo de palestras começou na Barra de Santo Antônio em 24 de fevereiro. A enfermeira Responsável Técnica (RT) Rosiele Souza do pronto atendimento da Barra de Santo Antônio afirmou que “a capacitação foi muito produtiva e importante. Os profissionais saíram satisfeitos. A parceria com a prefeitura de Barra de Santo Antônio é importante. Desejamos que venham mais cursos. Traz um impacto para as profissionais, porque o conhecimento serve pra vida”.

Em São Luiz do Quitunde, o ciclo de palestras aconteceu no auditório da secretaria de Saúde do município, na segunda-feira, dia 13 de março. A capacitação foi elogiada por Girland Costa, enfermeiro e presidente do Movimento dos Ativistas da Enfermagem (MAE) de São Luís do Quitunde.

“As capacitações realizadas pelo Coren-AL são de extrema importância para os profissionais de enfermagem, qualificando, capacitando e dando suporte para uma melhor assistência de enfermagem à população, fazendo o profissional crescer em desenvolvimento profissional e na qualidade do serviço ofertado”, afirmou o enfermeiro Girland.

No dia 24 de março, o projeto foi realizado no ginásio esportivo de Porto Calvo. A enfermeira Responsável Técnica (RT) do Hospital municipal de Porto Calvo, Josiane Silva, agradeceu aos professores pela capacitação e afirmou que “O Coren está de parabéns. Nós cuidamos de vida e precisamos de capacitação”.

Em Arapiraca, as palestras aconteceram em dois dias, devido grande número de inscritos, nos dias 1º de março e 20 de março, no auditório do Ifal da cidade. Uma das profissionais de enfermagem inscritas afirmou que teve muita sorte em participar gratuitamente de uma capacitação como essa e que com certeza voltaria uma segunda vez. A participante elogiou a iniciativa do Coren-AL em levar conhecimento e atualização para os profissionais de enfermagem do interior do estado.

Já em Quebrangulo, o projeto foi realizado no Teatro Municipal, na quarta-feira, dia 22. O curso também foi elogiado e muito bem aceito por todos os alunos. Por fim, no dia 27 de março, os profissionais da Barra de São Miguel e região foram capacitados no hotel Brisamar, com auditório cheio.

Em resumo, o projeto Coren Capacita do Coren-AL foi um sucesso e teve uma excelente repercussão entre os profissionais de enfermagem das cinco cidades do interior de Alagoas que foram contempladas com o ciclo de palestras. A iniciativa foi valorizada pelos depoimentos dos participantes, que destacaram a importância da atualização constante dos profissionais de enfermagem para oferecer uma assistência de qualidade à população.

Além disso, é importante destacar que o ciclo de palestras conta com a parceria do Movimento dos Ativistas da Enfermagem (MAE) do estado de Alagoas, que tem como objetivo lutar por melhores condições de trabalho e remuneração para os profissionais de enfermagem. A parceria reforça o compromisso do Coren-AL em promover a valorização e capacitação dos profissionais de enfermagem.