Semana da Enfermagem Alagoana encerra com destaque para Auxiliares e Técnicos de Enfermagem

No dia 19 de maio, sexta-feira, em comemoração ao Dia do Auxiliar e Técnico de Enfermagem, celebrado em 20 de maio, a Semana da Enfermagem Alagoana 2023 encerrou suas atividades com uma programação dedicada exclusivamente a esse público. A Senfa, que teve como tema central “Enfermagem: uma força para a saúde brasileira”, foi promovida pelo Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL) em parceria com o Conselho Federal, Cofen.

A programação científica e descentralizada em Maceió e Arapiraca teve início no dia 12 de maio e se estendeu até o dia 19, com o último dia sendo totalmente voltado para auxiliares e técnicos de enfermagem, no auditório da Unit. A iniciativa visou valorizar e reconhecer a importância dessa categoria profissional, que desempenha um papel fundamental no cuidado e assistência aos pacientes.

Antes do início dos minicursos, houve uma breve cerimônia de abertura com a presença dos conselheiros do Coren-AL, Esvaldo Silva, Eleide Batista e Íris Vitorino, juntamente com o presidente Renné Costa. Renné Costa destacou que a maioria dos membros do plenário do Coren Alagoas são profissionais que começaram suas carreiras ou ainda atuam como auxiliares e técnicos de enfermagem, o que lhes confere um conhecimento aprofundado das dificuldades enfrentadas por essa categoria.

“Esta semana foi muito proveitosa, principalmente para os técnicos e auxiliares de enfermagem. Os cursos oferecidos são práticos e abordam situações do dia a dia de todos. Por exemplo, o curso sobre cuidados com feridas é algo que nossa equipe de homecare realiza regularmente. A estrutura, o local e a programação estão excelentes, o Coren não poderia ter feito algo melhor”, afirmou Abelardo Pereira, enfermeiro e técnico de enfermagem que atua em uma cooperativa de home care. Abelardo compareceu ao evento acompanhado por todos os seus colegas de equipe.

Durante o último dia da Senfa, foram realizadas turmas de minicursos tanto pela manhã quanto à tarde, abordando três temas fundamentais para a atuação dos técnicos de enfermagem. O minicurso “Atuação do Técnico de Enfermagem na Parada Cardiorrespiratória” foi ministrado por Heubert Guimarães. Já Danielle Guedes apresentou as “Novas Diretrizes de Higienização de Lesões e Manejo de Coberturas Especiais”, enquanto Eduardo Araújo conduziu o minicurso sobre “Administração de injeção ventro glútea”.

Esses minicursos proporcionaram aos participantes conhecimentos atualizados e práticos, que poderão ser aplicados diretamente em seu trabalho diário. A oportunidade de aprimoramento profissional oferecida pela Senfa demonstra o compromisso do Coren-AL em promover a valorização e o reconhecimento dos auxiliares e técnicos de enfermagem, contribuindo para a excelência dos cuidados de enfermagem oferecidos à população. A presença significativa de profissionais da área, como enfermeiros e técnicos de enfermagem, reforçou o compromisso desses profissionais em se atualizarem e se aprimorarem constantemente, buscando proporcionar um atendimento cada vez mais qualificado e seguro aos pacientes.

Os minicursos ministrados durante o último dia da Senfa abordaram temas de grande relevância para a prática dos auxiliares e técnicos de enfermagem. O curso sobre a atuação na Parada Cardiorrespiratória proporcionou conhecimentos fundamentais para lidar com situações de emergência e prestar os primeiros socorros de maneira eficiente. Já as novas diretrizes de higienização de lesões e manejo de coberturas especiais contribuíram para a atualização dos profissionais em relação às melhores práticas de cuidado com feridas. Por fim, o curso de administração de injeção ventro glútea proporcionou orientações precisas sobre essa técnica específica de administração de medicamentos.

A Semana da Enfermagem Alagoana 2023, com sua programação científica abrangente e descentralizada, foi uma oportunidade valiosa para reconhecer e valorizar os auxiliares, técnicos de enfermagem e enfermeiros, destacando sua importância no contexto da saúde brasileira.