51 anos zelando pelo conceito da profissão e dos que exercem

Hoje é comemorado o Dia dos Conselhos de Enfermagem

Dia 12 de julho é comemorado o Dia Nacional dos Conselhos de Enfermagem, iniciado pela criação, em 1973, da Lei nº 5905 que dispõe sobre a criação dos Conselhos Federal e Regionais de Enfermagem.

O Cofen e os Corens surgiram com a premissa de regulamentar o exercício profissional, seguindo as legislações da área de enfermagem, saúde e seus correlatos.

A partir dos serviços ofertados, o Coren tem a possibilidade de identificar novas contribuições para incrementar a Enfermagem, propondo medidas ao Cofen.

Ou seja, inscrições, expedições de carteiras, recebimento de denúncias, fiscalizações nas unidades de saúde e decisões sobre os assuntos de comportamento ético-profissional, têm como objetivo garantir a boa prática de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.

São 51 anos de atuação em defesa dos profissionais que cuidam diariamente da população. Portanto, comemorar o Dia dos Conselhos de Enfermagem é reconhecer a importância dessas instituições para a evolução da enfermagem no país, representando a força e a união dos profissionais e promovendo um ambiente de trabalho seguro.

Sobre o Coren Alagoas

O Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (COREN-AL) foi instalado em 14 de agosto de 1975. A posse dos membros da Junta Especial do Conselho Federal de Enfermagem em Alagoas (JE-COFEN-AL) foi composta pelas enfermeiras Alaide Romeiro Pereira (coordenadora) e Verônica Belmino Chaves Donato (Assessora Administrativa), e pela auxiliar de Enfermagem Zuleica Barbosa Silva Santos (Assessora Econômico-Financeira).

A primeira eleição aconteceu no mês seguinte, em 21 de outubro. Depois de 9 dias de votação, a primeira gestão foi formada pelas enfermeiras Cinira Alves de Mattos (presidenta), Lenir Nunes da Silva (secretária) e Maria Violeta Dantas (tesoureira), e pelas auxiliares de Enfermagem Zuleica Barbosa Silva e Maria Rita Moraes da Silva. Os membros suplentes eram as enfermeiras Isabel Colquhoun Macintyre, Rachel Nunes Marques e Yacy Lopes de Oliveira, e as auxiliares de Enfermagem Idinaura Marinho Gomes e Elizete dos Santos.

A gestão atual está em seu início do triênio, finalizando em 2026. É composta pelos conselheiros: a Enfermeira Dannyelly Costa (Presidenta), o enfermeiro Wbiratan Souza (Secretário), o auxiliar de enfermagem Esvaldo Silva (Tesoureiro), que atualmente está ausente. Os suplentes incluem: as técnicas de enfermagem Eleide Batista e Maria José, a auxiliar de enfermagem Magda Matos e os enfermeiros Diego Santos, Ana Paula Ramos e Hulda Alves.