A conclusão de uma semana de ensino e reflexão

A semana de Enfermagem encerrou na noite de quarta (22) depois de 9 dias de capacitação dos técnicos, auxiliares e enfermeiros de Alagoas.

Foi a primeira vez que o evento tomou tamanha proporção, visando descentralizar do polo único da capital para atingir ainda mais profissionais de saúde do estado. “Uma semana em que a gente não só discutiu técnica, mas também sobre dignidade (…) sobre valorização e sobre união” disse a presidenta do Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas, Dannyelly Costa, sobre o expressivo número de mais de 100 horas de treinamento feitos a partir de minicursos e palestras.

Os dias foram repletos de aulas, abrangendo o tema da tecnologia e seu impacto na área da saúde. Os minicursos incluíam desde a área ginecológica com a interpretação e avaliação do exame ultrassonográfico para posicionamento do DIU e análise e prescrição de métodos contraceptivos em consultas, até a atuação e prática com suturas, atendimento de pacientes de parada cardiorespiratória e mais outras 6 aulas. Dentre essas, Feridas e Curativos, administrada pelo enfermeiro Wbiratan de Lima Souza, foi a mais buscada.

Foram mais de 1000 participantes, com o percurso de capacitação partindo da UNIMA, em Maceió, inscrevendo também alunos do curso de Enfermagem, e seguindo na Uninassau em Arapiraca, o auditório da UFAL no Campus de Delmiro Gouveia e por fim, no Cesmac em Palmeira dos Índios.

A noite Magna

A cerimônia foi cheia de nomeações e diplomações, com a mesa composta pelos conselheiros: Renné Costa, Magda Matos, Esvaldo Silva e a presidenta do COREN AL, além de representantes das associações: Maria Lucélia da Hora, da Associação de Brasileira de Enfermagem, e Cíntya Carvalho a presidente do sindicato de enfermeiros de Alagoas.

Cada um teve um momento de fala, descrevendo a trajetória da criação e desenvolvimento da SENFA além da importância da a união e valorização de cada categoria de enfermagem. “Estamos abertos a ouvir vocês, a ouvir as sugestões (…) queremos que a enfermagem seja unânime sempre, ouvir vocês, é ouvir sempre a nossa enfermagem” disse a coordenadora do evento, Magda Matos.

Premiações e homenagens

Após a diplomação dos dez conselheiros, prosseguiu cinco momentos entregas de certificações, consagrações e troféus aos presentes, introduzido pela entrega certificados de honra a 10 destaques profissionais, sendo eles:

Maria Lucélia da Hora Sales – destaque em área e pesquisa;

Aruska Kelly Gondim Magalhães Araújo – destaque na saúde da mulher erradicação da transmissão vertical;

Tenente Coronel Enfermeira Elaine Kristhine Rocha Monteiro – destaque em gestão e liderança;

Uirassú Tupinambá Silva de Lima – destaque em prestação de uma assistência humanizada e docência;

Tânia Núbia Oliveira de Azevedo – destaque na área técnica de enfermagem da assistência da estratégia da saúde da família e liderança sindical;

Marcia May Rodrigues de Farias – destaque na prestação de uma assistência humanizada na área de técnica de enfermagem;

Dr. Renné Cosmo da Costa – destaque na contribuição na mudança da enfermagem alagoana;

Alayde Ricardo da Silva – destaque em gestão docente;

Jackelline Maria Barbosa Almeida – destaque em gestão e liderança no município de Arapiraca;

Fabrícia Ferreira Carvalho – destaque em presença e influência no meio digital.

Nas dimensões éticas, técnicas, científicas, humanas e sociais, os técnicos Lucas Pilar Costa Pinho e Amaro Filho e a enfermeira Barbara Gorete dos Santos Silva foram homenageados pelo tamanho exercício na profissão.

Foram lembrados também pessoas que apoiaram e ajudaram a enfermagem, manifestando publicamente a favor do piso salarial, entre os nomes incluiam a deputada Tereza Nelma, Severino de Lira PessôaFernando Collor, Renan Calheiros, Arthur Lira e Rodrigo Cunha.

Os trabalhos premiados para Experiências Exitosas foram, em primeiro lugar: “Patente Biblioteca Móvel Pediátrica”; em segundo lugar: “Capacitação dos ACSs no uso de tecnologias assistivas na atenção primária à saúde de Palmeira dos Índios” e em terceiro lugar: “Desenvolvimento e implantação de formulário digital para a coleta de dados epidemiológicos na atenção primária à saúde”.

Também foi premiado pelo reconhecimento Noraci Pedrosa a Maria Graciene Alves Silva. E encerrando a noite premiação, em conjunto da UNIMA, foi sorteado 2 bolsas integrais de pós graduação. Após a cerimonia, o público foi convidado a um coffee break ao som da Banda de Música do Ronda do bairro.

blank blank blank blank blank blank