Abril Azul: Construindo uma atendimento mais inclusivo!

Com o objetivo de conscientizar para a integração de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren AL) abraça a campanha de Abril Azul com o tema: “Autismo não se cura, se compreende. Juntos, construímos uma sociedade mais inclusiva!”

O autismo é uma condição que afeta o desenvolvimento neurológico, atingindo áreas de sociabilidade, como comunicação, interação social e comportamentos repetitivos e restritivos.

Sendo uma condição na qual não há evidência que conecta para uma única causa específica, mas sim para fatores genéticos e ambientais, conquistar o diagnóstico é uma batalha diária, tendo em vista a falta de informação e o enorme preconceito presentes na sociedade.

Portanto, essa campanha defende a inclusão na saúde. O que corresponde a capacitação de profissionais para um serviço de qualidade que minimiza as dificuldades dos indivíduos com TEA, garantindo um atendimento que acolha e solucione suas necessidades.

Existem três tipos de níveis de suporte para pessoas autistas: leve, quando não há necessidade de suporte ainda que haja leves dificuldades; moderado, quando há necessidade de um suporte substancial, sendo dificuldades em interações sociais; e por fim, severo, sendo indispensável um suporte.

Dessa forma, a enfermagem tem papel fundamental nas ações de acolhimento nos sistemas de saúde, a partir de um atendimento humanizado na qual suas intervenções podem trazer acessibilidade ao serviço prestado.

Este mês é uma forma de elucidar a falta de inclusão de pessoas neurodivergentes nos espaços sociais, sensibilizando para as dificuldades que os afetam diariamente e assim, respeitando sua diversidade. Vamos juntos promover um cuidado que faz a diferença!