O processo eleitoral para compor o novo plenário do Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL) para o triênio 2024-2026 ocorreu das 8h do domingo (01) até às 8h da segunda-feira (2/10), de forma online. Neste pleito, a Chapa 1, intitulada “Enfermagem Unida, é Enfermagem Forte”, foi a vencedora com 5.664 votos.
A Chapa 4, “Renova enfermagem” conquistou 822 votos. O presidente do Coren-AL, Renné Costa destacou que essa eleição foi recorde de votação e parabenizou a categoria pela responsabilidade e espírito democratico.
“Desejo sucesso na próxima gestão e, mais do que isso, que o slogan da chapa ‘Enfermagem Unida, é Enfermagem Forte’, seja a luta diária dos novos conselheiros que irão compor o plenário do Coren-AL a partir do próximo ano”, afirmou Renné Costa.
Dos 1.262.118 eleitores habilitados em todo Brasil, um total de 806.006 profissionais da enfermagem participaram ativamente da escolha de seus representantes, enquanto 456.112 não exerceram seu direito ao voto.
A apuração, que ocorreu na sede do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) na manhã desta segunda-feira (02), foi conduzida na presença de fiscais credenciados das chapas participantes. Para garantir a integridade do processo, a eleição foi conduzida por uma empresa especializada em eleições eletrônicas pela internet e foi auditada por duas empresas independentes especializadas em auditoria de sistemas e procedimentos administrativos.
Davi Vieira, chefe do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC/Cofen), assegurou que o sistema computou os votos de maneira íntegra, segura e confiável.
Importante lembrar que os profissionais que não votaram estão sujeitos a receber uma multa no valor de uma anuidade da categoria, conforme estipulado no artigo 12 da Lei n. 5.905/73. No entanto, é possível justificar a ausência no processo eleitoral até 60 dias após a eleição, através do site oficial. Após esse prazo, a justificativa poderá ser feita junto ao Conselho Regional de Enfermagem.
É válido ressaltar que as eleições para o Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem são disciplinadas pela Resolução Cofen 695/2022 e seu anexo, conhecido como Código Eleitoral dos Conselhos de Enfermagem. Essa legislação estabelece as diretrizes e procedimentos para a realização das eleições, garantindo a lisura e a democracia no processo.
Confira os nomes que compõe a Chapa vencedora:
Chapa 1 – “Enfermagem Unida, é Enfermagem Forte”
Candidatos Efetivos Quadro I:
Wbiratan de Lima Souza – COREN-AL n.º 214.302-ENF
Rildo Bezerra – COREN-AL n.º 193.296-ENF
Dannyelly Dayane Alves da Silva Costa – COREN-AL n.º 271.580-ENF
Candidatos Suplentes Quadro I:
Ana Paula Ramos da Silva Duarte – COREN-AL n.º 229.907-ENF
Diego Santos Albuquerque – COREN-AL n.º 237.504-ENF
Hulda Alves de Araújo Tenorio – COREN-AL n.º 171.029-ENF
Candidatos Efetivos Quadro II/III:
Esvaldo dos Santos Silva – COREN-AL n.º 457.457-AE
Eleide Batista Ferreira – COREN-AL n.º 990.097-TE
Candidatos Suplentes Quadro II/III:
Magda Matos de Oliveira – COREN-AL n.º 656.160-AE
Maria José de Oliveira Silva – COREN-AL n.º 167.626-TE