O combate ao tabagismo, mais que um ato de saúde, é um ato de amor ao próximo.
Foi o tempo que fumar era um ato glamouroso, é uma ato contra a própria saúde. Com o avanço na medicina, estudos apontaram o quanto esta ação pode desencadear danos irreversíveis aos pulmões, não só por quem fuma, mas por todos que estão à sua volta. Nesta sexta-feira (29), marca o Dia Nacional de Combate ao Fumo.
Atuando de acordo com a Lei Federal no Brasil desde 1986, a data inaugura a normatização voltada para o controle do tabagismo como problema de saúde coletiva. O cigarro tem como principal causa a dependência da nicotina – responsável por estimular o sistema nervoso central, eleva a pressão sanguínea e a frequência cardíaca, além de causar diminuição do apetite e gerar náusea e vômito.
Além disso, também é encontrado no tabaco o alcatrão que resulta em um apunhalado de substâncias químicas responsáveis por acender e gerar a fumaça do cigarro. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável no planeta, sendo considerado, portanto, um problema de saúde pública. Estima-se que cerca de 200 mil pessoas morram todo o ano no Brasil em decorrência do fumo. Esse valor salta para cerca de 4,9 milhões em perspectiva mundial.
Diante dessa alarmante realidade, a enfermagem se faz essencial no tratamento de pacientes que apresentam algumas dessas complicações derivadas do uso do tabaco – direta ou indiretamente. Estima-se que cerca de 90% das doenças relacionadas a câncer de pulmão sejam provocadas pelo uso de cigarros. Também pode desencadear infarto do miocárdio, enfisema pulmonar, derrame, câncer de traqueia, laringe e brônquio; impotência sexual no homem, infertilidade da mulher, hipertensão e diabetes.
O Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas, reforça seu compromisso na conscientização e no combate ao tabagismo. Lutar contra o tabagismo além de um ato de amor próprio, é cuidar do próximo. Se você fuma e deseja parar, procure uma unidade de saúde e inicie seu tratamento.
Fontes: Instituto Nacional do Câncer, Ministério da Saúde, Biblioteca Virtual em Saúde.