Meio século de compromisso com o cuidado em Alagoas
O Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL) completa, nesta quinta-feira (14), 50 anos de existência. O órgão é uma autarquia federal essencial para a regulamentação e fiscalização da enfermagem no estado, integrando o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) que atua em todo território nacional.
Fundado em 1975, o Conselho é responsável por orientar, promover cursos, fiscalizar, propor melhorias e garantir direitos fundamentais à categoria para um bom exercício da profissão. O principal objetivo é prestar serviços à sociedade, de modo à assegurar o cuidado humanizado, eficaz e ético.
Atualmente, a gestão está na metade do seu triênio de existência. Em sua composição, estão os conselheiros: a Enfermeira Dannyelly Costa (Presidenta), o Enfermeiro Wbiratan Souza (Secretário), o Auxiliar de Enfermagem Esvaldo Silva (Tesoureiro). O plenário se completa com os Doutores Rildo Bezerra, Eleide Batista, Maria José, Magda Matos, Diego Santos, Ana Paula Ramos e Hulda Alves.
História dos Conselhos de Enfermagem
O Coren-AL é fruto da Lei nº 5.905, de 12 de julho de 1973, que estabeleceu a criação do sistema Cofen/Corens para regulamentar e fiscalizar o exercício profissional da enfermagem em todo o território nacional.
A regulamentação das profissões de saúde aconteceu a partir da necessidade vista pelo Estado de controlar e intervir, quando lhe coubesse, na execução dos serviços prestados por grupos de profissões. Dessa forma, foi possível analisar a classificação profissional, como tal de eventuais riscos que pudessem ser causados por profissionais inabilitados.
Para isso, foi considerado pertinente que tal incumbência não demandaria de uma intervenção estatal direta, podendo ser delegada a outras pessoas jurídicas, que logicamente, deveriam responder a legislação vigente e ao código de ética de suas profissões.
Nascimento do Coren-AL
A princípio montou-se uma comissão especial intitulada de Junta Especial do Conselho Federal de Enfermagem em Alagoas (JE-COFEN-AL) em setembro de 1975, também ano de fundação. Assim, ela foi composta pelas enfermeiras Alaide Romeiro Pereira (coordenadora) e Verônica Belmino Chaves Donato (Assessora Administrativa), e pela auxiliar de Enfermagem Zuleica Barbosa Silva Santos (Assessora Econômico-Financeira).
A eleição aconteceu no mês seguinte, em 21 de outubro. Depois de 9 dias de votação, a primeira gestão foi formada pelas enfermeiras Cinira Alves de Mattos (presidenta), Lenir Nunes da Silva (secretária) e Maria Violeta Dantas (tesoureira), e pelas auxiliares de Enfermagem Zuleica Barbosa Silva e Maria Rita Moraes da Silva. Os membros suplentes eram as enfermeiras Isabel Colquhoun Macintyre, Rachel Nunes Marques e Yacy Lopes de Oliveira, e as auxiliares de Enfermagem Idinaura Marinho Gomes e Elizete dos Santos.
Ao longo de seus 50 anos, o Conselho é fundamental para o desenvolvimento contínuo da enfermagem, assegurando que os profissionais atuem com responsabilidade e excelência, contribuindo diretamente para a saúde e a vida dos alagoanos.