Seguindo a recomendação do Governo de Alagoas para o enfrentamento do COVID-19, o Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL) suspendeu, por 10 dias, os atendimentos presenciais. A medida foi adotada para evitar aglomerações e paralisou diversos serviços e comércios em todo o estado.
Para não parar os atendimentos e as denuncias, o Coren-AL disponibilizou os números de WhatsApp: (82) 98154- 6584 para o setor de Fiscalização, no qual recebe as denúncias; (82) 98220-9787 para o setor de Cadastro e Registro, que resolve detalhes das inscrições e registros profissionais e (82) 98186-2297 para o setor de Arrecadação, responsável pelas negociações.
Além no WhatsApp, o site disponibiliza a página de Autoatendimento e os e-mails: registro@corenalagoas.org.br, atendimento@corenalagoas.org.br para que os profissionais possam resolver suas pendências junto ao órgão.
Toda equipe de funcionários está trabalhando remotamente, exceto os enfermeiros fiscais, conselheiros e colaboradores designados pela presidência que continuam fiscalizando os ambientes de trabalho para verificar que todos os Equipamentos Proteção Individual (EPI) estão sendo respeitados.
O presidente Renné Costa destaca que o Coren-AL continua ao lado do profissional de enfermagem. “Além das fiscalizações que continuam, estamos programando cursos EAD para capacitar nossos profissionais e assim garantir que todos estejam preparados para enfrentar esse que talvez seja um dos maiores desafios da nossa profissão no nosso tempo”, destacou.
Cadastro de Reserva
Caso a pandemia ganhe proporções ainda maiores em Alagoas, o Conselho já começou a fazer um cadastro de reserva de profissionais para contratação ou convocação por parte do Estado ou de hospitais para o enfrentamento do COVID-19. Os interessados devem preencher o formulário disponível neste link. As instituições que estejam contratando podem enviar a listagem dos profissionais admitidos para análise do Coren-AL por e-mails.
Anuidade
O Sistema Cofen/Coren prorrogou por 60 dias o vencimento das anuidades do exercício de 2020, devidas pelas pessoas físicas e jurídicas inscritas nos Conselhos Regionais de Enfermagem. O vencimento anteriormente definido, de acordo com a Resolução Cofen 616/2019, era para 31 de março de 2020. A prorrogação de 60 dias deve ser contada a partir de 1º de abril. O desconto de pontualidade também não será prejudicado pela alteração, sendo mantido para a nova data de vencimento.
Grupo de Risco
Preocupado com o avanço da pandemia e com a segurança dos profissionais de saúde, o Coren-AL enviou documento às autoridades recomendando que sejam afastados os profissionais de enfermagem que são do grupo de risco, como idosos, portadores de fatores de risco e/ou gestantes das áreas de maior exposição.
A recomendação foi enviada nessa quarta-feira, dia 25, às Secretarias Municipais de Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e ao Ministério Público do Trabalho. O documento destaca que esses profissionais podem desempenhar suas atividades na modalidade de teletrabalho ou, ao menos, realocação para ambientes que ofereçam menos riscos, como medida adicional, de caráter temporário e emergencial, de prevenção de contágio pelo COVID-19.
Extensão do prazo de validade das carteiras e certidões
Devido à pandemia do Covid-19 e a necessidade dos profissionais de enfermagem se manterem, ainda mais, ativos nos seus postos de trabalho, o Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL) resolveu estender os prazos de validade de processos administrativos, como carteiras, certidões de inscrição profissionais certidões de Enfermeiros Responsáveis Técnicos.
A decisão foi publicada nesta quarta-feira, dia 25, no site oficial e determina que a validade desses documentos seja de 180 dias, podendo ser prorrogada. Para os profissionais com inscrição ativa em Coren de outra jurisdição, fica permitido o exercício profissional até o dia 30 de setembro deste ano, dispensando os procedimentos de transferência.
Confira aqui alguns protocolos com relação ao Covid-19
Orientações sobre colocada e retirada de EPIs – Cofen
Recomendações gerais para organização dos serviços de saúde – Cofen
Atenção às gestantes no contexto da infecção – Nota técnica do Ministério da Saúde