Coren-AL Fortalece Combate à Sífilis e Capacita Profissionais na 7ª Região de Saúde

O Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL) deu continuidade, nesta segunda-feira (30), à segunda etapa de um de seus projetos mais relevantes: a prescrição e administração da penicilina benzatina na Atenção Básica. Desta vez, o evento “Sífilis: A Enfermagem Diz Não!” prosseguiu com uma segunda turma de profissionais de enfermagem, na 7ª Região de Saúde, em Arapiraca, onde a autarquia ofereceu serviços essenciais, capacitação e a troca de experiências valiosas. 

O encontro contou com a presença da presidenta do conselho alagoano, Dannyelly Costa, da conselheira Hulda Alves, e de outros representantes do Coren-AL, além de uma significativa participação de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Esta iniciativa é parte de um conjunto de ações do Coren-AL que visam ao fortalecimento da enfermagem em Alagoas, proporcionando aos profissionais não apenas conhecimento científico, mas também vivências práticas e o reconhecimento de sua importância.

A Técnica de Enfermagem, Valéria Firmino, expressou sua satisfação em participar desse importante mecanismo de implementação da prescrição da penicilina benzatina na Atenção Básica: 

“O evento gerou muito conhecimento, estou muito feliz de estar aqui. Nós abordamos as técnicas de administração de penicilina, sífilis e os primeiros socorros. Eu nunca passei por um momento como este durante esses anos que estou na saúde, e ver o reconhecimento de todos os profissionais de enfermagem, como auxiliares e técnicos, é bastante gratificante. O pessoal do Coren constantemente está abordando e buscando esse acolhimento, o que é fundamental para nos ajudar a reconhecer nossos direitos e saber que também somos capazes.”

Dessa forma, o Conselho reafirma seu compromisso em oferecer capacitação de qualidade, com o objetivo primordial de gerar um impacto positivo nos indicadores de saúde do estado. A expectativa é que a iniciativa reverbera de forma construtiva em toda a rede de atenção, contribuindo para um cuidado mais seguro, eficaz e humanizado para a população alagoana.