Somente em 2025, mais de 1216 certificados foram entregues à categoria.
O Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL), por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP), iniciou as atividades revigorado e com potência total em 2026. Este ano marca o compromisso da autarquia em não apenas manter, mas superar significativamente os resultados alcançados em 2025 no campo da capacitação profissional.
A expectativa é que, ao longo de 2026, enfermeiros, técnicos e auxiliares consigam expandir ainda mais seu conhecimento, fortalecer e aprimorar suas competências técnicas e científicas. Para isso, a equipe responsável pelo NEP — Magda Matos, Maria José, Lígia Passos, Alexandre Lima, Lucas Casado — planeja disponibilizar um calendário robusto e diversificado de ações educativas por meio de cursos, minicursos e oficinas.
“O núcleo de educação permanente do Coren-AL teve uma trajetória linda em 2025. Nós finalizamos diversos cursos e entregamos, só de demanda interna, 1216 certificados atendidos aqui dentro da sede do Coren com diversos cursos, oficinas e minicursos. Além disso, há também as demandas externas que rodam todo o estado de Alagoas, como algumas ações que são também braços do nosso NEP, como Corena Estrada e o departamento de fiscalização”, declarou a Conselheira Magda Matos.
No final de 2025, o Conselho junto com NEP conseguiu arrecadar por meio de doações voluntárias dos inscritos, um vasto aparato de materiais de higiene voltados para instituições de caridade, como destacou a Conselheira Maria José:
“Eu quero agradecer a todos os inscritos, que de setembro a novembro, entregaram os donativos voluntários quando nós pedimos nas inscrições. Esse material arrecadado será encaminhado em breve à instituições de caridade que estejam precisando. Nós do Coren-AL, estamos muito felizes com os resultados desta campanha, acompanhe nas redes para ver tudo o que vai acontecer. Isso é o Coren mais perto de você!” — declarou.

Além das atividades voltadas para capacitação científica, o NEP, junto com a comissão de empreendedorismo, irá ofertar diversas temáticas voltadas para o empreendedor. O foco é fornecer a enfermeiros e técnicos os conhecimentos e ferramentas essenciais para a criação e gestão de seus próprios negócios, como consultórios ou serviços inovadores na área da saúde.
“Em 2026 queremos entregar muito mais, queremos fazer do NEP a continuidade das competências e atribuições destinadas à nossa categoria. Todo o conhecimento é importante, é simplesmente a nossa principal fonte para trazer qualidade aos serviços prestados aos nossos pacientes”, reforçou a Conselheira Magda.
O Coren-AL reafirma, assim, seu papel não apenas fiscalizador, mas também de promotor ativo do desenvolvimento contínuo e da valorização profissional da enfermagem no estado.
