A corrida aconteceu sábado, dia 19, na Orla de Ponta Verde
Profissionais da enfermagem e estudantes participaram da 1ª Corrida da Enfermagem Alagoana realizada sábado, dia 19, na orla de Ponta Verde, em Maceió. Foram 500 pessoas inscritas no percurso de 5km, uma iniciativa do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-AL) para reunir a categoria e encerrar a semana de comemoração a classe.
Segundo o presidente Renné Costa, o objetivo da corrida é expor a força da enfermagem alagoana. “Precisamos mostrar à sociedade que a enfermagem é grande e vitoriosa e que precisa se destacar, porque nós somos os profissionais que carregam a saúde brasileira”, afirmou Renné ao declarar que só fortalecendo a enfermagem que os índices de saúde podem melhorar.
Ficaram em primeiro lugar, categoria masculina: Cristiano Lins Borges, Leandro Protasia e José Hilton. Já na categoria feminina as vencedoras foram: Sandra Sueli Arruda, Emaxssuela Souza e Maria Lucia Oliveira.
Entre o dia 12 a 19, o Coren realizou uma série de atividades acadêmicas em 18 faculdades, em 4 municípios alagoanos. No sábado, a corrida movimentou a orla de Maceió. Para o conselheiro, Paulo Guimarães, a corrida teve um número significativo de pessoas e proporcionou uma festa bonita.
De forma descontraída, com uma fantasia de lâmpada, símbolo da enfermagem, a técnica de enfermagem, Gilvanete Brasileiro, fez uma homenagem a grande enfermeira Florence Nightingale que ficou famosa por ser pioneira no tratamento a feridos durante a Guerra Crimeia e ficou conhecida na história pelo apelido de “A dama da lâmpada”, pelo fato de servir-se deste instrumento para auxiliar na iluminação aos feridos durante a noite.
Ao final do evento, os corredores desfrutaram de um cafe da manhã. Uma equipe do Coren doou o café da manhã excedente para o abrigo de idoso São Vicente de Paula e aproveitou para visitar a equipe de enfermeiros do local.