Ação visa trazer o protagonismo e capacitação aos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem de vários municípios
O Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL) deu um passo importante na luta contra a sífilis em nosso estado com a primeira edição da campanha “Sífilis: a Enfermagem diz NÃO”. O projeto, realizado em União dos Palmares, na 3ª Região de Saúde, entre os dias 28 e 29 de julho, focou na capacitação de enfermeiros, técnicos e auxiliares para a prescrição e administração da penicilina benzatina na Atenção Básica.
A iniciativa, que contou com a presença do conselheiro federal Renné Costa e da presidenta do Coren-AL, Dannyelly Costa, a coordenação da conselheira Hulda Alves, além do coordenador de atenção básica de União dos Palmares, Rones Toledo, tem como objetivo reduzir drasticamente os índices de sífilis em Alagoas.
A ação foi dividida em duas etapas e reuniu profissionais de 10 municípios alagoanos: União dos Palmares, São José da Laje, Santana do Mundaú, Branquinha, Murici, Joaquim Gomes, Ibateguara, Colônia Leopoldina, Novo Lino e Jundiá.
“O Coren Alagoas e o Cofen juntos pela mudança de importantes indicadores de saúde, porque a enfermagem não vai parar de avançar”, celebrou Renné Costa.
Capacitação que salva vidas
Na primeira etapa, os mais de 170 participantes aprofundaram seus conhecimentos teóricos com palestras ricas e um guia prático, repleto de informações atualizadas e diretas sobre a administração corr
eta da penicilina. “Estamos muito felizes de estar hoje aqui na Terceira Região de Saúde começando um dos maiores projetos do Coren-AL que mudará a vida da enfermagem dos municípios e do estado de Alagoas“, declarou Dannyelly Costa.
O segundo momento foi dedicado à prática, com a prescrição de medicamentos, a apresentação detalhada do guia prático, informações cruciais sobre o choque anafilático e o atendimento à Parada Cardiorrespiratória (PCR), a administração da penicilina e a aplicação de um pós-teste para fixar o aprendizado.
“Nós levamos um conteúdo bastante rico, com muito aprendizado, muita técnica, para que a enfermagem possa prescrever e administrar a penicilina benzatina e viva o protagonismo que ela pode e deve desenvolver“, informou a conselheira Hulda Alves.
O Coren-AL segue firme em seu compromisso de realizar projetos que priorizam o bem-estar da população, garantindo que enfermeiros, técnicos e auxiliares tenham os conhecimentos e a capacitação necessários para oferecer um atendimento de excelência. Chegaremos aos 102 municípios de Alagoas!