A quantidade de inserções de DIU aumentou 44% após a autorização do procedimento por enfermeiros capacitados.
Divulgado no final de agosto, o comparativo de inserção de Dispositivos Intrauterinos (DIUs) nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) revelou um salto significativo, passando de 30 mil para 60 mil em apenas um ano. Em toda a rede do Sistema Único de Saúde (SUS), o número de inserções chegou a 164 mil em 2023.
Esse crescimento pode ser atribuído, em grande parte, à decisão do Ministério da Saúde que autoriza, além dos médicos, enfermeiros qualificados a realizarem o procedimento, desde que capacitados para a inserção de métodos contraceptivos e com a devida formalização de um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE).
Antes da emissão da nota técnica, o Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL) já se destacava como pioneiro no apoio aos profissionais da área ginecológica. Em parceria com a Comissão Nacional de Saúde da Mulher, foi criado, em 2019, o Projeto de Consulta de Enfermagem Ginecológica, com foco na saúde sexual e reprodutiva. O objetivo é capacitar enfermeiros para a inserção do DIU no SUS.
Esse projeto ganhou tanta relevância que hoje é replicado por outros regionais do país, promovendo a qualificação dos profissionais de saúde para um atendimento ginecológico mais eficaz e cuidadoso.
Em Alagoas, o foco foi a interiorização do projeto, alcançando Unidades Básicas de Saúde no interior do estado. Até maio deste ano, 22 municípios já haviam sido beneficiados, com mais de 900 DIUs inseridos por enfermeiros.
Outros Projetos
A Secretaria Municipal de Saúde de Maceió implementou o programa “Saúde da Gente”, que oferece atendimento clínico e especializado gratuito para pessoas em situação de vulnerabilidade social em diversos bairros da cidade. Entre os serviços oferecidos, destaca-se a implantação do DIU, com 82 procedimentos realizados em 2024.
Além disso, o Projeto Planejamento Reprodutivo, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde, visa fortalecer o planejamento reprodutivo, orientando sobre métodos contraceptivos e promovendo a capacitação de profissionais nos municípios para a inserção do DIU.
Fontes: Agência Brasil, Conselho Federal de Enfermagem, Secretaria de Estado da Saúde, Prefeitura de Maceió e Ministério da Saúde.