O auditório da Universidade Estadual de Ciência da Saúde de Alagoas (Uncisal) ficou lotado durante o I Encontro de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem, organizado pelo Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL), na terça-feira, dia 15. O encontro contou com a participação da Comissão Nacional de Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (Conatenf).
“Nós não somos maiores e nem menores do que alguma profissão, nós temos a nossa importância. É por isso que a gestão ‘Um Novo Tempo’ tem lutado diariamente para que nós tenhamos visibilidade política, social e institucional”, afirmou o presidente do Coren-AL, Renné Costa. O projeto tem como objetivo aproximar e esclarecer a finalidade, atribuições e a funções do Coren-AL.
Para o membro do Conatenf, Jefferson Caproni, o evento foi uma oportunidade de aproximar os inscritos do Conselho. “Cada um dos presentes, que ainda estuda, é um profissional em formação, e eu sei que faz sentido essa aproximação do Conselho com cada escola, com cada aluno, com cada profissional que forma”, disse.
A conselheira Leidjane Melo palestrou sobre Código de Ética e explicou as principais obrigações e deveres dos profissionais. Outros membrosos do Conatenf também palestraram, o técnico em enfermeiro Geraldo Santana Gusmão e o enfermeiro Adriano Araújo.
Conatenf em Ação – O projeto Conatenf em Ação chegou em Alagoas para realizar encontros com escolas de formação técnica em Enfermagem. O objetivo é aproximar e esclarecer a finalidade e a função do Sistema Cofen/Conselhos Regionais de Enfermagem para coordenadores de curso e de alunos em fase de formação, além de dar a oportunidade para que o futuro profissional conheça o Conselho e suas atribuições. Foram visitadas as escolas: Grau Técnico, Santa Juliana, Residência Educação, Santa Bárbara, Habitar.