Enfermagem lidera avaliação internacional sobre qualidade da assistência de saúde

Pesquisa, realizada nos Estados Unidos, reflete protagonismo da categoria em um momento de aumento da desconfiança da população local com o sistema de saúde do país

12.01.2024

A Enfermagem é o alicerce que faz com que a população dos Estados Unidos confie no sistema de saúde do país. É o que constata um estudo realizado pela agência internacional de pesquisas Gallup.

De acordo com o estudo, 82% dos estadunidenses consideram que os serviços realizados pela Enfermagem são excelentes ou bons. O percentual supera todas as outras profissões da saúde, como a categoria de médicos, que recebeu 69% das avaliações positivas. Este é o vigésimo segundo ano consecutivo em que a categoria ocupa o primeiro lugar na pesquisa.

O resultado superou a média de 2022, quando a Enfermagem foi avaliada como ótima ou boa por 79% da população, e revela um contraste, em um momento no qual a desconfiança dos estadunidenses com o sistema de saúde local aumentou. No período de dois anos, houve uma redução de 10% no nível de credibilidade dada pela sociedade ao setor no país.

“A pesquisa reafirma que a Enfermagem é essencial para o andamento dos bons serviços de saúde, uma realidade que é replicada em todo o mundo, inclusive no Brasil. Somente aqui no país, representamos mais de 70% da força de trabalho da área e é fundamental que esse protagonismo seja revertido em valorização palpável, a começar pela aplicação integral do nosso Piso Salarial”, pontua a presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Betânia Santos.

Fonte: Ascom – Cofen