EpiSUS-Avançado abre inscrições para 21º turma

A Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, do Ministério da Saúde, lançou o edital de seleção da 21ª edição do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS (EpiSUS), nível avançado. As inscrições vão até o dia 15 de setembro de 2024, sendo 12 vagas ao todo, das quais metade são reservadas para indígenas e quilombolas, pessoas negras (pardas e pretas), pessoas trans (travestis, transexuais e transgêneros) e para profissionais dos países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa. O restante das oportunidades são para ampla concorrência.

O EpiSUS-Avançado é uma formação em serviço que tem duração de dois anos, com dedicação exclusiva e carga horária de 3.600 horas presenciais, sendo aproximadamente 2.700 horas (75%) de atividades práticas e 900 horas (25%) de atividades teóricas. Os módulos/cursos incluem epidemiologia avançada, vigilância em saúde, comunicação oral e escrita, bioestatística, biossegurança e uso de softwares de análise de dados, considerando o método “aprender fazendo”, do filósofo John Dewey.

Desde 2000, o Ministério da Saúde investe na formação de profissionais de saúde nas três esferas de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), visando o desenvolvimento de competências em epidemiologia de campo, vigilância em saúde e investigação de surtos por meio do Programa EpiSUS. O Programa é estruturado e desenvolvido em três níveis de formação (Avançado, Intermediário e Fundamental), com parâmetros, carga horária e currículo integrados, estabelecidos pela Rede Internacional de Programas de Treinamento em Epidemiologia e Intervenções em Saúde Pública (TEPHINET – sigla em inglês), da qual o EpiSUS faz parte.

São parte do público-alvo da seleção os profissionais das seguintes áreas: enfermagem, biologia, biomedicina, educação física, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, psicologia, saúde coletiva/saúde pública e terapia ocupacional. Para participar é necessário ter, pelo menos, um curso de pós-graduação concluído e no mínimo três anos de experiência profissional nas áreas descritas no edital, além de possuir registro ativo no conselho de classe profissional.

O EpiSUS-Avançado possibilita, ao final do treinamento, a formação de epidemiologistas de campo que apoiarão nas ações de preparação, vigilância e resposta às emergências em saúde pública de interesse nacional ou internacional, além do fortalecimento do SUS.

As inscrições são feitas pelo site do EpiSUS-Avançado. Outras informações podem ser consultadas no edital e eventuais dúvidas podem ser enviadas para o e-mail selecao.episus@saude.gov.br.

Fonte: Ascom/Cofen