Experiência no Coren Alagoas: Estagiários apresentam suas vivências no CBCENF

O Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF) conta com quase 25 mil trabalhos científicos apresentados em todas as 26 edições. Nesta, o Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas tem o orgulho de ver os estagiários que compõem a equipe demonstrando a própria vivência na atuação e gestão do Coren.

Confira os trabalhos apresentados!

Vivência de um estagiário no Departamento de Gestão do Exercício Profissional da Enfermagem do Coren Alagoas

Abordando sobre a atuação da enfermagem na gestão, Norma Bruna trouxe seu dia a dia no setor do DGEP entre comissões de ética, acompanhamento do registro e cadastro dos profissionais e na ajuda em outras divisões do conselho como a fiscalização e de enfermeiro Responsável Técnico.

O Departamento de Gestão do Exercício Profissional existe em apenas 3 estados, em Alagoas, Amazonas e no Distrito Federal, no Conselho Federal de Enfermagem, sendo de grande importância para assegurar que cada setor tenha suporte necessário para atuar com excelência com os profissionais de enfermagem.

Deu nervosismo porque representar o Coren Alagoas é uma responsabilidade, mas eu vejo que meu estágio é bastante enriquecedor para o ampliamento dos conhecimentos na área da gestão”, disse Norma.

Relato de experiência: A perspectiva do estagiário na fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem

Trazendo o alcance da fiscalização em uma perspectiva deontológica, Renilsson Santos demonstrou em seu relato como seu trabalho motiva uma visão de ser enfermagem e observar em sua prática profissional.

Com base nas teorias que aprende na faculdade, ele observa na prática as orientações éticas que auxiliam os profissionais para o exercício legal da profissão. Sendo possível a partir do entendimento do uso de recursos necessários para realizar a fiscalização, incluindo setores dentro do Coren e fora.

Acho que eu me empolguei muito desenvolvendo, mas apresentei bem (…) O estágio me trouxe uma visão estratégica sempre buscando o cumprimento das exigências para regulamentar o serviço da enfermagem”, pontuou ele.

A importância do setor do Enfermeiro Responsável Técnico sob a perspectiva de uma estagiária

A resolução do Cofen nº727/2023, traz como obrigatória a presença de um Enfermeiro Responsável Técnico na instituição que houver serviços ou ensino de enfermagem.  Portanto, a estagiária Melissa Martins, explicou a importância do único setor entre os Conselhos Regionais de Enfermagem, dedicados aos ERT.blank

Como são pontes entre o Conselho Regional de Enfermagem e a instituição, o setor fornece assistência a partir de assessoria e consultorias das normativas do Cofen/Coren. Sendo assim tem o objetivo combater, junto do DGEP e da fiscalização, a irregularidade da falta do enfermeiro Responsável Técnico.

Já que não ter um Responsável Técnico é uma ilegalidade, nada mais justo do que ter um setor para a adesão e assistência desses profissionais”, finalizou Melissa.