Janeiro Branco: A importância de cuidar da saúde mental e bem-estar pessoal

 

A enfermagem que cuida também precisa de cuidado.

Seja na infância, adolescência ou na vida adulta, a rotina e as condições no dia a dia podem ser fontes de estresse e traumas que se acumulam ao longo dos anos. Pensando na importância de debater sobre saúde mental e bem-estar o Conselho Regional de Enfermagem (Coren-AL) a campanha nacional de conscientização sobre Janeiro Branco.

Fundada em 2014, a campanha do Janeiro Branco tem como principal objetivo promover uma auto reflexão guiando a população a procurar ajuda profissional sobre o desgaste emocional. Assim, o movimento convida a sociedade a desacelerar, fortalecer relações humanas e reorganizar a vida, tratando a saúde mental como a base para viver melhor.

Enfermeiros, técnicos, e auxiliares de enfermagem, por atuarem ativamente a fim de promover uma melhora na saúde das pessoas, acabam sofrendo um grande esgotamento profissional conhecido como burnout. Dessa forma, faz-se imprescindível os profissionais procurarem o equilíbrio emocional e em casos mais graves buscar auxílio médico.

A busca pelo próprio bem-estar e equilíbrio não só aprimora a qualidade de vida do profissional, mas também fortalece o papel essencial da Enfermagem na sociedade. Um profissional com saúde mental plena se torna um agente de transformação, capaz de acolher, orientar e ser um ponto de apoio fundamental para a população na jornada por mais saúde mental.

O Coren-AL está com o profissional para promover o diálogo e a busca por um bem-estar completo. Lembre-se: a saúde mental do profissional é o seu maior recurso e o alicerce de sua missão vital.