Julho amarelo: Coren-AL realiza campanha de prevenção contra Hepatite

 

O Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL) se uniu à campanha nacional de conscientização sobre os tipos de hepatites e medidas de prevenção intitulada “Julho Amarelo”. A ação está em vigor desde 2019, conforme a Lei Federal nº 13.802 e reforça o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, celebrado no dia 28 deste mês.

Segundo o Relatório Global sobre Hepatites de 2024, realizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 3,5 mil pessoas morrem diariamente em decorrência de hepatites virais. Diante desse cenário, o órgão busca chamar atenção global para o impacto da doença na saúde pública e incentivar ações governamentais e sociais, principalmente voltadas à população mais vulnerável.

Sobre a hepatite

É uma doença silenciosa que pode causar complicações graves no fígado. A variação depende do tipo de infecção, podendo ser classificada entre os tipos A, B, C, D e E. Dentre as principais causas estão o contato com sangue contaminado, ausência de saneamento básico, alimentação ou água contaminadas, e o uso de equipamentos sem higienização adequada, como máquinas de barbear, alicates de unha, equipamentos médicos, entre outros.

Outro caso bastante comum é a contaminação durante o parto ou a transmissão de mãe para filho. Os vírus das hepatites B e C podem atravessar a placenta durante a gravidez e atingir o bebê. O tipo B apresenta maior risco de contágio, mas ambos podem levar a criança a desenvolver hepatite crônica e câncer hepático ao longo da vida.

Como se proteger

A forma mais eficaz de prevenção é a vacinação. As hepatites tipo A e B têm vacinas disponíveis gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em qualquer unidade de saúde estadual ou municipal.

Além disso, é importante evitar o contato com sangue de outras pessoas, utilizar métodos contraceptivos durante a relação sexual, não consumir alimentos crus e evitar o uso compartilhado de objetos de uso pessoal. 

Assim, o Coren-AL durante o Julho Amarelo têm o objetivo de reforçar o papel da enfermagem na promoção da saúde, assegurando o compromisso com a população, alertando sobre os riscos e as formas de combate às hepatites virais. 

 

Fontes
Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo)
Biblioteca Virtual da Saúde (BVS) – Ministério da Saúde