Julho: Diagnóstico Precoce Salva Vidas

Este mês contempla dois dias de conscientização do diagnóstico precoce. As campanhas de “Julho Amarelo” e “Julho Verde” correspondem à prevenção de duas doenças assintomáticas: as hepatites virais e câncer de cabeça e pescoço.

O dia 27 foi escolhido pela Federação Internacional da Sociedade de Oncologia de Cabeça e Pescoço para chamar atenção ao sexto tipo de câncer mais comum globalmente, que recebe menos de 2% do financiamento em tratamento e pesquisa.

Julho, no entanto, é mais conhecido pelo seu laço amarelo, pois o dia 28 foi escolhido pela Organização Mundial da Saúde como o Dia Mundial da Luta Contra as Hepatites Virais. A cor representa a icterícia, o principal sintoma da doença, além de reforçar a importância das ações de vigilância e controle desse grave problema de saúde pública no Brasil.

Desta forma, o Conselho Regional de Enfermagem reconhece a importância dos diagnósticos precoces na luta contra doenças assintomáticas e apoia as campanhas do mês de julho. Em caso de suspeitas, recomenda à população a realização dos testes disponíveis nas unidades básicas de saúde, garantindo que a população alagoana tenha acesso ao tratamento eficaz e gratuito, prevenindo doenças e fortalecendo a saúde pública.

Sobre o Câncer de pescoço e de cabeça

Atribuído a tumores que se localizam na tireoide, boca, garganta, faringe, laringe, paratireoide, glândulas salivares ou na região sinonasal. As principais causas envolvem tabagismo, consumo de bebida alcoólica, infecção pelo vírus HPV ou falta do uso de protetor solar.

Foi observado que 90% dos casos diagnosticados e tratados em fase inicial tem uma maior chance de cura. Portanto, é importante ficar atento a sintomas como: Dor de garganta que não melhora em 15 dias; Dificuldade ou dor para engolir; Alterações na voz ou rouquidão por mais de 15 dias; Aparecimento de nódulo no pescoço ou Manchas brancas ou avermelhadas na boca.

A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) é que este ano terá novos 39 mil casos de câncer de pescoço e cabeça.Vale ressaltar que é o quinto caso mais incidente no Brasil.

Sobre a Hepatite

As hepatites virais são inflamações causadas no fígado de forma leve, moderada ou grave. Como atingem de forma silenciosa, elas podem evoluir para um quadro crítico como cirrose ou câncer hepático. De acordo com dados do Ministério da Saúde, entre 2000 e 2023, foram mais d e 785 mil casos registrados.

Existem 4 tipos, sendo as mais comuns a hepatite A, B e C. As principais causas de transmissão são o baixo nível de saneamento básico, alimentação e água contaminada; contato com sangue contaminado ou equipamento não devidamente esterilizado; ou durante o parto, de mãe para filho.

O diagnóstico pode ser feito a partir tanto do teste rápido ou por meio de coleta de sangue, ambos disponíveis em qualquer unidade de saúde. O tratamento é realizado com medicamentos fornecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde.

Fontes: Informações da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP) e do Ministério da Saúde.