NOTA: Coren-AL explica motivo pelo qual CBCENF não será mais em Maceió

postado em: Notícias | 0

Desde 2019 a expectativa do Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL) é de sediar o maior congresso da saúde da América Latina: o Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem (CBCENF). O ano seria em 2020 e tinha tudo para ser perfeito, a Organização Mundial de Saúde (OMS) já havia determinado que esse também seria o ano da enfermagem. Mas todos estavam longe de imaginar que o ano da enfermagem seria também de luta e reafirmação da essência do trabalho com o enfrentamento da pandemia. O CBCENF foi adiado e nosso sonho de sedia-lo também.

Agora, em 2021 ainda continuamos enfrentando a pandemia da Covid-19 e o Centro de Convenções Ruth Cardoso em Maceió permanece como hospital de campanha atendendo milhares de pessoas. Por este motivo, o Coren-AL anuncia a impossibilidade de receber o evento ainda este ano. O presidente Renné Costa explica que o sonho permanece vivo “e a esperança de 2022 estarmos vivendo a normalidade de tempos sem pandemia nos faça receber o evento de forma grandiosa e com todo brilho que ele merece”, afirmou.

Este ano, a edição vai acontecer de forma híbrida, sendo a parte presencial em Santa Catarina, único estado que apresentou estrutura sanitária para receber o evento, ainda que com restrições e limitações. Porém, a participação de todos é muito importante, o evento acontecerá entre os dias 27 e 30 de setembro e as inscrições de trabalhos científicos estão abertas. Interessados em concorrer aos prêmios precisam preencher o cadastro até 8 de agosto.

Enfermeiros, obstetrizes, técnicos, auxiliares e estudantes de Enfermagem poderão submeter trabalhos para o congresso, que este ano ocorrerá de forma virtual por conta da pandemia. A transmissão desta edição será sincrônica para todo o Brasil, abordando o tema central “Protagonismo e cuidado na Enfermagem: Cuidado, transdisciplinaridade e politização”. Profissionais de outras áreas também podem submeter seus trabalhos, desde que conste a participação de, pelo menos, um enfermeiro inscrito no congresso.

 

Confira aqui mais detalhes.