A enfermagem está ao lado de cada mulher nessa caminhada, orientando, apoiando e cuidando.
O Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL) se une a uma das maiores campanhas nacionais: o Outubro Rosa. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que, em 2025, cerca de 74 mil novos casos sejam diagnosticados, o que torna esta patologia um tipo mais comum entre as mulheres no país. Os dados evidenciam a necessidade de auxiliar a sociedade sobre como se prevenir e combater a doença.

A campanha ocorre no Brasil desde 2002, conta com a parceria entre entidades civis, celebridades, organizações não governamentais e, mais recentemente, em 2018 se tornou lei por meio dos órgãos federais no Brasil. O principal objetivo é alertar a sociedade sobre a importância de realizar exames preventivos, tanto sobre o câncer de mama quanto o câncer de colo de útero, que podem levar à cura.
Segundo o Ministério da Saúde (MS), estudos revelam que há maiores chances de cura em pacientes que realizam exames preventivos aos 40 anos por meio da mamografia. A organização também indica a vacinação contra o HPV, assim como também, o exame preventivo Papanicolau que detecta câncer do colo do útero.
Em Alagoas, o câncer de mama representa uma preocupação de saúde pública, com uma estimativa de 7.100 ocorrências anuais até 2025. As mulheres alagoanas encontram apoio para o diagnóstico precoce através do Hospital da Mulher, que oferece mamografias gratuitas por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), sem necessidade de agendamento. No estado também ocorre o “Programa Ame-Se” focado na reconstrução mamária pós-mastectomia.
A enfermagem desempenha um papel fundamental no auxílio de pacientes com câncer de mama ou colo do útero. Seja na administração de tratamentos como a quimioterapia ou radioterapia, seja durante o gerenciamento de seus efeitos colaterais, e profissionais cuidam integralmente das pacientes e seus familiares em todas as fases da doença.
O Coren-AL reforça: câncer de mama e de colo de útero tem cura! Nossos enfermeiros, auxiliares e técnicos permanecem ao lado das pacientes durante todo o processo, desde a prevenção. Realize exames preventivos e celebre as informações a respeito da campanha do Outubro Rosa.
Fonte: Ministério da Saúde, Biblioteca de Saúde, Instituto Nacional de Câncer.