Outubro Rosa: Cuidar vai além do próximo

Com uma composição majoritária feminina, especialmente no mês de outubro, a enfermagem alagoana deve voltar os olhares para si.

O papel da enfermagem é essencial para o diagnóstico e tratamento do câncer de mama ou colo de útero. Seja no acompanhamento e prescrição de medicamentos, os profissionais são essenciais no auxílio para o alívio da dor e no suporte aos pacientes e suas famílias.

Neste mês de campanha do Outubro Rosa, o Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas tem como foco as enfermeiras, técnicas e auxiliares de enfermagem que cuidam diariamente da população alagoana e acabam por adiar o seu próprio cuidado.

Na tarde de hoje (4) a presidenta do Conselho, Dannyelly Costa, fez um momento entre os funcionários e inscritos presentes na recepção da sede sobre a campanha, trazendo sua experiência pessoal sobre o exame de mamografia.

O Coren tem mais de 42 mil inscritos e destes mais de 38 mil são mulheres (…) enfermeiros, técnicos e auxiliares nos empenhamos na saúde do próximo mas se não cuidarmos de si, do nosso corpo e mente, como vamos ajudar o outro?”

Além da presidenta, o conselheiro secretário Wbiratan Souza, falou sobre a necessidade de realizar exames clínicos regularmente. E, finalizando o momento, o conselheiro do Conselho Federal de Enfermagem Renné Costa, trouxe uma fala sobre a saúde mental, além de relembrar que o câncer de mama não se limita apenas às mulheres, ressaltando o cuidado também para os homens.

A detecção precoce é a melhor forma de redução da incidência e da mortalidade, pois traz uma maior chance de eficácia no tratamento e, por consequência, uma maior sobrevida.

Dados do Câncer

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o mais frequente em mulheres, enquanto o de colo do útero é o terceiro. A melhor forma de prevenção é realizar hábitos para uma vida saudável: atividades físicas, evitar consumo de bebidas alcoólicas e tabagismo, além de manter uma dieta saudável.

No Brasil, estima-se mais de 73 mil novos casos este ano, sendo um risco de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres. Portanto, é importante realizar o autoexame e a mamografia a cada 2 anos, especialmente em mulheres entre 50 e 69 anos que compõem o risco padrão.

Para o câncer de colo de útero, recomenda-se a vacinação contra o HPV que impede os subtipos 6,11,16 e 18, sendo os dois últimos causadores de 70% dos casos de câncer. Ademais, para mulheres na faixa etária de 25 a 64, recomenda-se que exame citopatológico do colo do útero seja feito a cada 3 anos.

Vale ressaltar que todo o procedimento diagnóstico e de tratamento estão disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Fonte: Ministério da Saúde