Samu inicia Suporte Intermediário de Vida em casos complexos

A implantação do SIV em Alagoas, assegura um melhor atendimento em urgências

No último domingo (01/09), os protocolos de assistência pré-hospitalar foram aprimorados com a implantação do Suporte Intermediário de Vida (SIV) pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Reconhecido pelo Conselho Federal de Enfermagem em 2022, o SIV permite a realização de práticas avançadas em pacientes de maior complexidade.

Imagem por: Arnaldo Santtos/Ascom Samu

As exigências do Serviço Intermediário busca preencher as lacunas entre o serviço básico e o avançado de vida, com uma maior competência para intervir em situações críticas. Para isso, é necessário a formação de unidades com dois enfermeiros ou um enfermeiro e técnico de enfermagem, além do condutor do veículo.

Outra exigência é a ampliação dos protocolos, que incluem urgências hipertensivas até crises convulsivas e obstrução de vias aéreas por corpo estranho. Ademais, a assistência ao parto iminente e identificação de morte óbvia por profissionais de enfermagem.

A categoria de enfermeiro intervencionista é de extrema importância para o cuidado e estabilização do paciente antes mesmo da chegada até a unidade de Saúde. Portanto, a adição do Suporte Intermediário de Vida em Alagoas garante a segurança e humanização no atendimento de urgência, sendo um marco para a enfermagem do estado.

Fonte: Informações do Cofen e da Ascom Samu (editado)