Saúde Mental: Um resgate constante ao cuidado com a mente

Com o foco na priorização do bem-estar no trabalho

Setembro traz uma das maiores campanhas para a saúde mental, com o foco na conscientização e da prevenção do suicídio, causadora da perda de quase 14 mil brasileiros por ano. No entanto, refletir sobre adoecimento mental não deve se limitar apenas a um único mês.

Portanto, neste 10 de outubro é comemorado o Dia Mundial de Saúde Mental, com o objetivo de sensibilizar a comunidade global para a necessidade de priorizar o próprio bem-estar no ambiente de trabalho.

O Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas, a partir do enfoque nos profissionais de enfermagem que estão na linha de frente no atendimento humanizado do paciente e na coordenação do cuidado trabalhado em conjunto com outros profissionais, gostaria de lembrar que o cuidado físico e mental não se limita apenas ao paciente mas ao profissional em si.

Desde antes da pandemia o Brasil já era o maior país com prevalência de ansiosos, e durante os anos de 2020 a 2023 só se agravou, especialmente nos mais jovens. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada oito pessoas em nível global possui alguma doença ou transtorno mental. 

Para os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que estão sempre enfrentando situações de estresse, entre pressões e sobrecargas, o trabalho pode desencadear um adoecimento psíquico, dessa forma deve-se ficar alerta para sinais como isolamento afetivo; mudanças marcantes de hábitos; piora do desempenho no trabalho e alterações no sono e apetite.

Por isso, existe o Programa Enfermagem Solidária dentro da plataforma CofenPlay, que realiza acolhimento em saúde mental a partir de um espaço seguro de escuta. Os interessados devem acessar a plataforma e, de forma gratuita, terão uma equipe de atendimento especializado voluntário disponível todos os dias de 9h às 22h.

Ao negligenciar o próprio psicológico, o bem-estar, desempenho no trabalho e a qualidade de vida entra em um progressivo declínio. Sendo assim, não adie a busca por ajuda, cuidar da saúde mental é o primeiro passo para cuidar bem dos outros.