Secretaria Municipal de Saúde vai solicitar guarda municipal para Unidade de Saúde no Benedito Bentes

postado em: Notícias | 0

Após encontro entre os gestores, representantes do Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL) se reuniram, nesta terça-feira (14), com as áreas técnicas da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió para discutir soluções para os casos recentes de violência, especialmente na Unidade Básica de Saúde Hamilton Falcão.

O diretor do Departamento de Assistência a Saúde (DAS) de Maceió, Francisco Lins, recebeu a notificação do Coren-AL e se prontificou a solicitar à Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social um guarda municipal para ficar na Unidade de Saúde.

No dia 06 de agosto, Renné Costa, presidente do Coren-AL, esteve com o secretário de Saúde, Thomaz Nono, para cobrar segurança na Unidade de Saúde, após a denúncia de uma enfermeira que havia sido ameaçada por traficantes da região. Cerca de 10 Boletins de Ocorrência dos profissionais foram registrados por causa do caso.

“O assunto em questão é o Hamilton Falcão, mas estamos preocupados com os casos de violência contra profissionais que aumentaram de forma significativa esse mês”, afirmou Renné Costa.

Durante a reunião, o secretário apresentou o novo coordenador da Unidade de Saúde, Carlos Manoel, que garantiu que estará presente todos os dias para auxiliar os profissionais a organizar o processo de atendimento.

“Queremos poder ajudar a transformar o Hamilton Falcão em uma referência na assistência da enfermagem, mas para isso é preciso ser ofertado ao profissional segurança e estrutura para realização do seu trabalho.”, finalizou Renné.

Também participaram da reunião: o conselheiro Maycon Correia; o coordenador do Comitê de Valorização do Coren, Lucas Casado; a assessora da presidência do Coren, Alcerly Serpa; a coordenadora do 6º Distrito de Saúde, Juliana Costa; Ednalva Araújo, coordenadora geral da Atenção Primária e a secretária de Saúde de Jequiá da Praia, Patrícia Cavalcante.