SUS: Coren-AL celebra mais de três décadas de funcionamento do programa

O maior sistema de saúde do mundo celebra 37 anos de existência como uma das maiores políticas públicas de inclusão do Brasil.

 

O Sistema Único de Saúde (SUS), criado em 1988, é um dos maiores pilares da democracia brasileira. Elogiado mundialmente, o programa é a principal forma de garantir à população um atendimento de qualidade, acessível a milhões de brasileiros, independentemente de poder aquisitivo, cor, gênero ou raça.

Com 37 anos de história, o SUS realiza 2,8 bilhões de atendimentos por ano, segundo dados do Governo Federal. Cerca de 70% da população brasileira depende exclusivamente desse serviço, o que faz do Brasil uma referência global na democratização do acesso à saúde — nenhum outro país no mundo tem um sistema público com essa dimensão.

O sistema de saúde brasileiro se destaca por possuir um dos mais eficientes processos de vacinação, transplantes e combate a epidemias do planeta. Ele oferece suporte integral à vida, desde o nascimento até a terceira idade. O Conselho Regional de Enfermagem de Alagoas (Coren-AL) reconhece o SUS por sua abrangência, incluindo campanhas de prevenção, vigilância sanitária, assistência primária e especializada, além de pesquisa e educação em saúde.

Esse imenso sistema, que abrange desde a vacinação até transplantes de alta complexidade, só funciona graças ao trabalho incansável de seus profissionais. É na linha de frente que a Enfermagem — com enfermeiros, técnicos e auxiliares — e as demais categorias da saúde demonstram seu valor inestimável.

Assim, o Coren ressalta a Enfermagem diante do seu protagonismo, capacitação e dedicação que cada atendimento humanizado e eficaz. Ela é responsável por dar vida ao sistema e garantir que o acesso à saúde seja além de um direito na teoria. O Conselho reitera que o SUS é a prova de que a saúde é um direito fundamental, e seus profissionais são a garantia de que esse ideal se mantém vivo.